6° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

Oficina ensina os segredos da ‘culinária viva’

06/02/2017 · 19h40

Fotos: arquivo pessoal
Cruzinhar%201.jpg O conceito de Alimentação Viva preconiza o uso de alimentos extraídos diretamente da terra, sem passar por processos de congelamento ou cozimento superior a 40º C. Cruzinhar – descobrindo uma forma viva de cozinhar – oficina de alimentação viva pretende ensinar este tipo de culinária durante o 11º Festival de Verão da UFMG. Segundo Laurita Casagrande, adepta da Alimentação Viva há oito anos e professora da oficina, esse modelo de nutrição, que exclui arroz e o feijão, base das refeições dos brasileiros, ainda é pouco conhecido no Brasil.

“Pretendemos dar visibilidade aos benefícios que os alimentos possuem e levar esse estilo de vida às pessoas. É importante que elas descubram o alimento fresco e vivo, pois dessa forma terão acesso a novas formas de qualidade de vida e de saúde”, explica.

Os participantes vão aprender a preparar pratos inspirados nessa culinária que, segundo Casagrande, aproveita tudo que as plantas absorvem da terra e do ar. “Vamos ensinar receitas simples, mostrando opções que podem ser incluídas no cotidiano das pessoas. A alimentação viva desintoxica. Mesmo que a pessoa não a adote para a vida, às vezes, é interessante fazer esse tipo de dieta”, diz ela.

A atividade, que será ministrada no centro comunitário da Ocupação Rosa Leão, na região Norte de Belo Horizonte, também pretende provocar reflexões sobre como é possível criar ambientes sustentáveis com construção de hortas coletivas e com o conhecimento de plantas alimentícias não convencionais. A oficina é destinada a pessoas com mais de 12 anos interessadas em culinária saudável e na cura por meio da alimentação e dos recursos naturais.

As matrículas nesta oficina e nas demais poderão ser feitas a partir desta terça-feira, dia 7. A inscrição nas oficinas do 11º Festival de Verão custa R$ 20 por atividade. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em seu hot site.

Período: 20 a 23 de fevereiro
Local: Centro Comunitário da Ocupação Rosa Leão – Bairro Zilah Spósito

Cruzinhar%203.jpg
Participantes em oficina ministrada por Laurita Casagrande: "filosofia nutricional" baseia-se no aproveitamento de tudo que as plantas absorvem da terra e do ar